UAIVENTURA

Nossa agenda

PANTANAL SUL : Passo do Lontra, Estrada Parque, Nhecolândia, Curva do Leque, Corumbá, Serra da Bodoquena e Bonito – MS – Junho 2009

4.350 km, 11 dias, 4 veículos, 8 pessoas.Acampamos nas fazendas que ladeiam a Estrada Parque, verdadeiro zoológico a céu aberto, incrível paraíso ecológico. De imensa importância, abriga um dos mais ricos ecossistemas encontrados até hoje, com florestas estacionais periodicamente alagadas.

Apresenta a maior concentração de fauna do neotrópico, incluindo várias espécies ameaçadas de extinção – entre mamíferos, répteis e peixes -, além de servir como habitat para uma enorme variedade de aves, tanto nativas como provenientes de outras áreas das Américas.

A abundância de animais faz da região do Pantanal Sul um dos lugares mais propícios do Brasil para observação da flora, fauna e para a prática da pesca – permitida somente entre março e outubro.

Nesta expedição, o destaque é a Estrada Parque, que liga o Buraco das Piranhas – Passo do Lontra a Corumbá, com 117 km de estrada de terra com 87 pontes de madeira em estado precário.

Na  Serra da Bodoquena, lindíssima,  situada na borda sudeste do complexo do Pantanal, em MS, encontram-se em desenvolvimento inúmeros depósitos de tufas calcárias ao longo da drenagem atual na forma de cachoeiras e barragens naturais. A turbidez das águas dos rios é praticamente nula, e isto se deve ao fato de suas cabeceiras, que cortam o planalto e desembocam na margem esquerda do Rio Miranda, situarem-se em áreas de exposição de calcários muito puros.

A cidade de Bonito, dispensa comentários, pois trata-se de um dos maiores exemplos vitoriosos de ecoturismo auto sustentável do Brasil. Prima pela organização, respeito e seriedade com que trata o turista e o meio ambiente.

+ viagens