Viagem simplesmente indescritível e maravilhosa por 4 países, durante 24 dias, com grupo de 13 aventureiros em 5 veículos 4×4, percorrendo 12.400 km por estradas em todas as condições possíveis no mais cênico caminho das Américas: a Carretera Austral, no extremo sul do Chile.
Começamos atravessando o Uruguai e entrando na Argentina em direção a Bariloche, onde conhecemos suas principais atrações, como maravilhoso Circuito Chico, Lago Nahuel Huapi e o Cerro Catedral, com “happy hour” em cervejaria artesanal às margens do lago azul com cordilheira nevada ao fundo.
Depois descemos sentido sul atravessand o o Parque Nacional Los Alerces, um dos mais bonitos da Argentina, com a trilha do Mirador do Lago Verde, Lago Futaleufquén, Puerto Limonao, e outros. Entramos agora no Chile em direção a Futaleufu onde uma emocionante descida em bote de quase 2 horas no Rio Espolón nos aguardava. A seguir, um delicioso cordeiro assado de 12 kg “al palo”, à moda patagônica foi devidamente degustado com vinho nacional em linda estância rural às margens do lago Espolón, com sobremesa regional e cerejas ao natural.
Continuando pela Carretera Austral rumo sul até o Parque Nacional Queulat, visitamos o Ventisqueiro Colgante , glaciar “pendurado” na montanha de indescritível beleza e magnitude, uma das principais atrações da estrada.
A seguir, outro grande destaque: as Capelas ou Catedrais de Mármore com navegação pelo maior e mais bonito lago chileno, o General Carrera. Penetrar nas reentrâncias desse imenso bloco de rocha calcárea esculpido pelas águas do lago, não tem emoção que aguente !
E dá-lhe aventura: uma noite na inigualável Caleta Tortel, patrimônio mundial, vila em palafitas com 5 km de passarelas à beira de fiorde do Pacífico junto à foz do maior e mais caudaloso rio chileno: o Baker.
Travessia do Fiode Mitchel desde Puerto Yungay a Rio Bravo em balsa durante 45 minutos, relaxou e divertiu os aventureiros.
Finalmente chegamos à Villa O´Higgins: 400 habitantes e final da estrada mais cênica das Américas. Lá depois de conhecer os atrativos locais, o mirante da cidade e a Bahia Bahamondes no Lago O`HIggins, descansamos em confortáveis cabanas com direito a feijão com arroz e bife , vinho nacional e retornamos, refeitos, à Argentina. O trajeto foi feito pelo lado sul do indescritível e azul lago General Carrera nu fim de tarde inesquecível.
Reentramos na Argentina e terminamos a Expedição em Bahia Blanca com farto jantar de despedida.
A organização ainda se dispôs a conduzir os participantes até a fronteira com o Brasil, o que foi feito com muito gosto e mais uma dose de aventura, pois era altíssima temporada de verão e as cidades estavam com as acomodações quase repletas. Tudo transcorreu na mais perfeita ordem e conseguimos chegar aos nossos lares com saúde, alegria e com as baterias recarregadas para começar mais um novo ano de trabalho e sucesso, com saúde e paz.
É o que desejamos a todos os companheiros de mais uma Uaiventura.