Aproveitando o feriadão de Corpus Christi no final de maio, partimos com um grupo de aventureiros de Itu, Brasília e Lagoa Santa para mais uma expedição 4×4 pela linda região do Parque Nacional Serra da Canastra, a sudoeste de Minas Gerais.
O ponto de encontro foi na agradável cidade de São João Batista do Glória, ao sul do parque e desta vez, ficamos hospedados em deliciosa pousada fazenda no Vale dos Canteiros, de onde saíamos para visitar as muitas atrações do entorno.
Visitamos as cachoeiras da Capivara, do Oratório, do Quilombo, do Barulho, a parte baixa do Parque com a famosa cachoeira Casca Danta, primeira queda do Rio São Francisco e a parte alta, onde a nascente do Velho Chico e o poção do alto da Casca Danta são as atrações máximas. Sem contar o imenso Chapadão Diamante de inigualável formosura a quase 1500m de altitude. Para acessar essas atrações, atravessamos durante longo trecho a Serra Dourada, com vistas para o Chapadão da Babilônia e para as paisagens do Vale dos Canteiros e Vão dos Cândidos. Passamos pelas vilas de Vargem Bonita, São José do Barreiro e por São Roque de Minas, além de percorrer trechos do Chapadão da Babilônia.
No início da viagem, fomos agraciados com muita chuva, o que tornou as estradas e trilhas de terra em verdadeiro desafio aos motoristas dos 4×4, cujas habilidades foram testadas ao limite, com toda segurança e orientação. Depois, o sol fez-se brilhar. Como bem disse o patriarca da pousada, Seu Joaquim, ¨o sol é o melhor consertador de estradas que existe, né não?¨
Passeios e paisagens maravilhosas, muita integração e companheirismo no grupo, comida de primeira, proza boa, queijo canastra e pinga mineira. Estas foram as demais atrações desta gostosa viagem. Até a próxima !