UAIVENTURA

Nossa agenda

EXPEDIÇÃO “Raul Caramaschi”, JALAPÃO – Julho 2010

Participamos, juntamente com mais 7 veículos, 20 pessoas, durante 8 dias, de mais uma expedição a já famosa região do  “deserto” brasileiro. Desta vez, créditos ao colega  Alfonse Leite, de Goiânia, que  organizou a expedição, coordenou  e prestou uma homenagem ao amigo  jipeiro já falecido Raul Caramaschi, dando seu nome ao evento.

O deserto brasileiro:

o Jalapão é uma região árida pontilhada de oásis, situada a leste do estado do Tocantins, com temperatura média de 32°C, tem área total de 34 mil km², cortada por imensa teia de rios, riachos e ribeirões, todos de água límpida e transparente e que passou a condição de Parque Estadual a partir de 2001.

Os rios Sono, Soninho, Novo, Balsas, Preto e Caracol banham a paisagem árida e rasteira, que varia do cerrado baixo à campina. Matas de galeria surgem próximas de rios, cachoeiras, lagoas, dunas de areia, serras e chapadões de até 800 m de altura.

A jalapa-do-brasil, planta que deu nome ao Jalapão, pode ser encontrada em toda parte.A fauna é composta por veados-campeiros, tamanduás-bandeiras, antas, capivaras, lobos-guarás, raposas, gambás, macacos, jacarés, onças, além de cobras (sucuris, cascavéis e jibóias).Entre as aves estão tucanos, papagaios, araras-azuis, siriemas, emas e urubus.É possível passar dias no Jalapão sem ver uma única pessoa. A densidade populacional é de 0,8 hab/km² e as paisagens são maravilhosas.

As estradas esburacadas e os trechos de areia fofa limitam o acesso a esse paraíso àqueles que possuem carros altos e com tração 4 x 4. E talvez seja por isso que as paisagens ainda estejam tão preservadas. O Jalapão é um lugar onde se deve estar atento 100% do tempo: as estradas não tem sinalização, existe abastecimento de combustível sòmente em São Félix, Mateiros e Ponte Alta e não tem sinal de celular.  Por tudo isso a região é conhecida como “deserto” do Jalapão.

+ viagens