Pesquisa rápida:

Informativo

Cadastre-se para receber nossos informativos!




INVERNO NOS CAMPOS ALTOS DAS SERRAS DE SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL, VINHOS – julho de 2005. 4.400 km, 6 pessoas, 2 veículos, 16 dias.

 

As Termas Gravatal, em Santa Catarina, aos pés da Serra Geral, nos acolheram com o calor de sempre.  Como foi reconfortante descansar por lá, naquele inverno. Depois de almoçar na “Casa do Rio”, subimos a Serra do Corvo Branco, em direção ao frio de Urubicí. A neblina nos acompanhou por alguns trechos, não atrapalhando a visão, mas tornando a viagem simplesmente linda e aconchegante. Visual fantástico do alto da Serra Geral, no  Parque Nacional de São Joaquim.

Comer trutas frescas e deliciosas em Urupema, num criatório, nos revitalizou do frio intenso que fomos buscar pela região. Lá, fomos recepcionados pelo Sr. Secretário de Turismo, que nos apresentou a cidade e os principais pontos de interesse. Muito gentil. De volta a Urubicí, não poderíamos sair sem antes visitar a Pedra Furada no Morro da Igreja, a Cascata Véu de Noiva, o Vale Nevado, a Cachoeira do Avencal, o Rio 7 Quedas, e toda a região.

Além, claro, de comer o  prato típico da culinária local, herdado dos portugueses, o “entrevero”: mistura de carnes váriadas com pinhão e legumes, na chapa, acompanhado de um bom vinho branco.  Diferente e delicioso. Passamos por São Joaquim, sem neve, mas com 2°C de temperatura, em direção aos Campos Altos da Serra, região de São José dos Ausentes, para pousar numa aconchegante fazenda rural, aos pés do Monte Negro, um dos pontos mais altos na divisa de Sta. Catarina com Rio Grande do Sul. Cavalgadas e pinhão sapecado na chapa, além de excelente comida regional, fizeram a graça.

Passeios às várias cachoeiras, como a dos Rodrigues, Desnível e outras, completaram  a nossa diversão. A noite foi embalada pela dança e música gaúcha em um  galpão de Silveira. Interessantíssimo foi observar que o calor que saía das pessoas dançando e rodando juntas no salão ao som alegre das sanfonas , se condensava no teto frio de zinco do galão, formando “estactites” de gelo. Lá fora, frio e névoa de trincar os dentes. Cá dentro, o calor ou vapor humano fazia cair goteiras do teto sobre as cabeças protegidas por gorros ou bonés. Legal, né ? Inusitado !

No Rio Grande do Sul, descemos para a cidade de São Francisco de Paula, onde, mais uma vez, participamos de um churrasco regional, seguido de muita música e dança no galpão ao som da gaita. Viajamos pelo Parque Nacional da Serra Geral, caniõns do Itaimbézinho e Aparados da Serra, antes de chegar a Canela. Não podíamos deixar de ficar em Gramado e atrativos além de seguir agora para Bento Gonçalves. Depois das vinícolas e respectivos vinhos, claro, rumo de casa.

 Que  UAIVENTURA !

veja FOTOS E VIDEOS: Campos Altos de Cima da Serra SC - RS 

UAIVENTURA - EXPEDIÇÕES 4X4 - CONSULTORIA PARA VIAGENS DE CARRO - TURISMO OFF ROAD
Rua do Ouro, 1725,Cep:30210-590 - Belo Horizonte - MG
tel + 55-31-98749.6008 fax + 55-31-3223.0081